Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 RT DEDETIZADORA E DESENTUPIDORA





Tatuzinho - Dicas Preventivas

 

Como medidas para impedir os danos que essas espécies podem causar deve-se evitar a perda de diversidade e evitar umidade e acúmulo de material orgânico excessivos no solo.

 

Antes de utilizar algum método de controle desses animais deve-se avaliar o real dano causado pelos tatuzinhos, tendo em vista os enormes benefícios que, na maioria das vezes, predominam, como: seu papel fundamental na decomposição da serrapilheira, que aumenta a disponibilidade de macronutrientes para utilização pelas plantas; a grande capacidade de suas fezes em melhorar a retenção de água pelo solo; aeração do solo, entre outros benefícios citados acima.

 

Os principais predadores dos tatuzinhos são algumas espécies de aranhas, aves, mamíferos, lagartos e insetos. Além disso, podem ser parasitados por acantocéfalos e nematóides. Todavia, nenhum trabalho de controle biológico aplicado para esses isópodes foi realizado, sendo assim, não se sabe ao certo quais são os riscos de desequilíbrio ambiental que se desencadeariam após aplicação de controle biológico.

 

No controle químico, a isca seca de farelo de trigo em mistura com Carbaril a 7,5 % é o tratamento mais eficaz no controle desses animais. Pode-se utilizar, também, 450 g de farelo de trigo com 5 g de Triclorfon ou igual quantidade de Diazinom 40 PM. Deve-se preparar uma pasta com água e adicionar duas colheres de açúcar. Ainda pode-se utilizar uma mistura de 10 g de tártaro emético e 80 g de açúcar, distribuída em caixas de fósforo nos locais infestados. Para A. vulgare, o tratamento mais eficaz testado foi a utilização de iscas tóxicas contendo Diazinon, seguido por Deltametrina.

 

Deve-se também atentar para a toxicidade dos pesticidas utilizados e sempre ler e seguir corretamente as indicações presentes na embalagem para a aplicação. Equipamentos de proteção individual são indispensáveis para evitar a exposição aos produtos e evitar assim a intoxicação. Em caso de suspeita de intoxicação deve-se procura o hospital ou Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) mais próximo.

 

<<< VOLTAR AO MENU DE DICAS E PREVENÇÃO