Sites Grátis no Comunidades.net

 RT DEDETIZADORA E DESENTUPIDORA





Barata - Dicas Preventivas

 

O mecanismo de controle básico de baratas consiste na manutenção higiênica do ambiente, pois, é o acúmulo de resíduos alimentares que determina o aparecimento do inseto. Além da higienização freqüente, aconselha-se também a vedação de frestas e outros ambientes favoráveis ao estabelecimento desses animais.

 

Nas infestações o manejo integrado é o mecanismo de controle mais indicado. Além de economicamente mais viável, já que requer menor investimento com inseticidas, ele reduz também a concentração de resíduos químicos no ambiente.

 

O manejo integrado consiste no emprego concomitante de pesticidas, geralmente organofosforados, e produtos biológicos. Esses inseticidas devem ser usados cuidadosamente para evitar a contaminação do meio ambiente, principalmente da água. Sendo assim, aconselha-se:

 

• Iscas, pó seco e inseticidas microencapsulados podem ser aplicados em locais fechados;

 

• Inseticidas de pulverização líquida devem ser administrados em áreas que sofrem limpezas úmidas;

 

• Substâncias residuais devem ser aplicadas apenas em áreas não irrigadas, pois assim os produtos permanecem por mais tempo no local e não precisam de reaplicações freqüentes.

 

No controle biológico o mais comum é empregar inimigos naturais, como aranhas, escorpiões, ácaros, besouros, sapos e rãs, pequenos répteis, aves e pequenos roedores. Esses animais alimentam-se das baratas adultas ou de suas ninfas, porém para o ambiente doméstico criar esses animais é inviável. Atualmente, o fungo Beauveria brongniartii é alvo de intensos estudos, uma vez que pode ser um método viável e eficaz no controle biológico das baratas.

 

As baratas não são hospedeiras de microorganismos patogênicos. Na verdade, elas são vetores mecânicos, ou seja, carregam na superfície do corpo bactérias, vírus e protozoários que potencialmente podem causar doenças ao homem. Portanto, deve-se limpar com água e sabão os objetos que as baratas entraram em contato. Para os alimentos, o aconselhável é descartá-los, já que entre algumas bactérias que as baratas transportam está a espécie Escherichia coli que causam diarréias.

 

Finalmente, é importante não abusar do uso de pesticidas. O ideal é um controle integrado, onde são utilizados produtos químicos associados a produtos naturais. O uso abusivo de inseticidas pode selecionar populações resistentes de baratas e, assim, deixarem de ser eficientes no controle da infestação.

 

<<< VOLTAR AO MENU DE DICAS E PREVENÇÃO